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15 dez, 2021

Equipe Payface | Business, Marketing de Conteúdo, Negócios, SEO

Primeiro petshop da América Latina com reconhecimento facial para pagamentos

País é o terceiro maior mercado pet do mundo. Com tecnologia da startup Payface, uma rede de petshops passa a oferecer aos clientes a opção de pagar com o rosto

A empresa, rede de petshops do interior de São Paulo, passa a oferecer em uma de suas lojas físicas a opção de pagamento por reconhecimento facial, tornando-se a primeira petshop da América Latina implementar a nova tecnologia. Com solução da startup Payface, a ferramenta conecta o rosto de cada usuário com o seu cartão de crédito. Sem precisar mostrar o cartão, o consumidor poderá optar por pagar seus produtos usando apenas o rosto, diminuindo filas, evitando contato físico e com maior segurança. A tecnologia está instalada nos caixas da unidade, em São José dos Campos (SP).

Newton Suda, gerente de T.I da empresa, explica que a integração faz parte da preocupação do negócio em inovação, que foca nos consumidores e suas necessidades. “Acreditamos que a solução vai proporcionar mais facilidade e segurança para os clientes na hora procurar produtos para seus pets. Principalmente em um momento delicado como o da pandemia, é importante que os petshops acompanhem o processo de transformação digital, já que o mercado é um dos estabelecimentos considerados como serviço essencial”, explica Suda. Segundo projeções do Instituto Pet Brasil, o mercado de animais de estimação encerrou o último ano com faturamento de R$ 40,1 bilhões e crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior — índice 6,88% maior do que aquele projetado nos primeiros seis meses do ano passado.

Para Eládio Isoppo, cofundador e CEO da Payface, a implementação nessa empresa mostra o potencial que a tecnologia de reconhecimento facial tem para avançar por todos os setores varejistas, não só o alimentício e farmacêutico, que haviam sido, até agora, contemplados pela startup. “Na contramão da maioria dos setores que sofreram com a crise econômica, os pet shops tiveram um crescimento acima do esperado em 2020. Passando mais tempo dentro de casa junto aos animais, as pessoas acabam tendo maior interação com os bichinhos. É um mercado em grande expansão e, por isso, também temos o compromisso em atendê-lo, fornecendo uma experiência de pagamento mais fácil e rápida aos clientes”, explica Isoppo.

Para começar a pagar por reconhecimento facial, o usuário baixa gratuitamente o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra seu rosto e formas de pagamento. No momento em que for fazer suas compras, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto, sem precisar usar o celular. Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. Todo o processamento é feito sem nenhum toque no dispositivo ou uso de cartão.

Sobre a Payface
Fundada em 2018, em Florianópolis (SC), a Payface surgiu com o objetivo de reduzir as filas nos estabelecimentos e acelerar o processo de compra. Percebendo a demora para finalizar o pagamento nos varejos, os cofundadores Eládio Isoppo e Ricardo Fritsche decidiram transformar esse processo de alguma forma, proporcionando uma experiência de compra diferente. Com três anos de atuação, a startup já tem seus primeiros pilotos implementados pela rede de supermercados Angeloni, em Florianópolis (SC), Super Muffato, em Londrina (PR), Zona Sul, em Rio de Janeiro (RJ) e pela Drogaria Iguatemi, em São Paulo (SP).

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